Herika Nogueira
Objetiva Comunicação Estratégica

O “Mercado Caminhos do Sul de Minas”, promovido pelo Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itajubá, aconteceu no dia 20 de Março, das 9h às 17h, na Praça Theodomiro Santiago, em Itajubá (MG), como uma das atividades comemorativas ao Aniversário de 192 Anos do município.

O Mercado foi concebido pelo Circuito Turístico como um espaço de exposição, valorização, promoção e apoio à comercialização de produtos associados ao turismo, como artesanato, agronegócio de pequeno porte, alimentos e bebidas, roteiros turísticos, etc., compreendidos de representatividade cultural e identidade regional diferenciada, resultantes dos saberes e fazeres de empresários e empreendedores do Sul de Minas.

Em sua primeira edição, o “Mercado Caminhos do Sul de Minas” superou as expectativas dos organizadores e expositores. “O Circuito Turístico foi um grande parceiro da nossa Secretaria, em especial na realização do Mercado, um encontro de empreendimentos da produção associada ao turismo de nossa região, do qual Itajubá foi pioneira. Vimos que a população adorou a idéia e que o Mercado foi um sucesso. Agradeço muito a participação do CTCSM que abrilhantou, ainda mais, o nosso evento. Hoje comprovamos que a parceria das prefeituras com o Circuito Turístico gera resultados positivos”, expressou a Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Itajubá, Fábia Izidoro.

Os encantos e belezas naturais da região estavam representados no Mercado pelos roteiros da Primata Turismo e Aventura, empresa associada ao CTCSM. “A nossa participação foi para estar junto ao Circuito Turístico, parceiro no desenvolvimento do turismo regional e na promoção dos roteiros de turismo de aventura. A participação foi bastante positiva, com vários novos contatos. Muita gente não conhecia a Primata e não sabia que em Itajubá existe uma empresa capacitada em operar roteiros turísticos, ecológicos e de aventura. A visibilidade foi ótima”, reforçou Marcelo Gesualdi, proprietário da Primata.

Para Edna Maria Santos Ferreira, representante da Oficina Gente de Fibra, empresa associada ao CTCSM que produz peças artesanais à base de fibra de bananeira, o Mercado: “Foi além das expectativas. Inicialmente achei que viéssemos mesmo só fazer uma exposição, mas vendemos bem e está sendo muito bom. Além da divulgação do trabalho, produtos e novos contatos. Pretendo participar dos outros Mercados, especialmente com os resultados positivos que tivemos”, ressaltou ela.

O Mercado também foi uma excelente vitrine de empresas, produtos e para a geração de novos negócios. “Gosto muito de trabalhar com o Circuito Turístico. Os eventos em que já participamos sempre deram muito certo e é muito harmônica a convivência. Houve comercialização, mas o trabalho da imagem é muito importante e o Mercado propiciou a visibilidade do produto e prospecção de futuros clientes”, afirmou Jaqueline Germiniani Calvo, Agroindustrial Serra Grande, produtora da cachaça Dedo de Prosa, também associada ao Circuito.

Marcos Vinícius Cantuária Carneiro, proprietário da empresa Adega Cantuária, produtora de licores caseiros artesanais, também destacou a participação no Mercado para a visibilidade de empreendimentos e produtos. “Foi ótima a participação e com uma divulgação dos produtos acima do esperado, Fechamos um grande negócio no Mercado e vários negócios futuros foram gerados. Fiquei surpreso, realmente, com a estrutura do evento, que para nós foi novo e muito positivo. Tenho interesse em participar dos próximos e recomendo que outros produtores também participem”, comentou.

A comercialização de produtos foi o ponto de superação para a expositora Rosana Santos Carnevali, proprietária do Café com Prosa, empresa associada ao CTCSM que fabrica artesanalmente pães, bolos, bolachas e quitutes, participar do Mercado: “Foi maravilhoso e superou expectativas. Vim com uma meta, com bastante variedade de produtos, que foram bem aceitos e a venda foi muito além do que eu esperava. Tivemos grande visitação e fizemos novos contatos com possibilidades de negócios futuros. Com certeza pretendo participar dos próximos Mercados”, relatou.

A visibilidade não se limitou apenas aos produtos e empresas, mas também aos municípios representados. “Os visitantes demonstraram bastante interesse nos produtos e fomos muito elogiados pela beleza, criatividade e riqueza do artesanato apresentado. Tivemos boa venda e muita visibilidade para os produtos e para Pedralva”, disse Maria Agnes Caldas Ribeiro, da empresa Cantinho da Magia, associada ao Circuito Turístico e que comercializa produtos artesanais confeccionados em parceria com a população da zona rural do município de Pedralva (MG).

O Gestor do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, Walter Santos de Alvarenga, avaliou o Mercado como um evento de sucesso. “O primeiro ‘Mercado Caminhos do Sul de Minas’ atingiu as expectativas, trazendo a identidade regional com qualidade e com a capacidade de fazer da produção associada um convite ao turismo na região. Dentro das comemorações do Aniversário de Itajubá, o Mercado estréia e acredito que, cada vez, mais teremos a ampliação do número de participantes. Os expositores demonstraram satisfação nos resultados, tanto na divulgação dos produtos como na venda imediata e geração de negócios. Foi um sucesso de público e tivemos um espaço diferenciado, conforme a crença do Circuito em que o espaço deva valorizar os produtos com status de qualidade”, expressou o idealizador do Mercado.

Além da população e visitantes de outros municípios, também prestigiaram o “Mercado Caminhos do Sul de Minas” o Deputado Estadual Ulysses Gomes, o Prefeito Municipal, Jorge Renó Mouallem e o Vice-prefeito, Laudelino Augusto, entre outras autoridades municipais e regionais.

O Mercado é uma das ações estratégicas do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Regional 2011-2014 do CTCSM, encaminhado à Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR MG. Pode ser realizado nas 11 cidades conveniadas ao Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, mediante solicitação de representante do Poder Executivo, em evento de cunho turístico ou em data comemorativa de cada localidade.

Podem participar empreendedores e empresários de setores da Produção Associada ao Turismo, associados ou não ao CTCSM, pertencentes à área de abrangência do CTCSM. Para participar o interessado deve entrar em contato com o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. O produto será avaliado, quanto ao seu potencial de qualidade e com valores de regionalização. Empresários e empreendimentos associados ao CTCSM terão investimento diferenciado de participação.

Outros dois Mercados Caminhos do Sul de Minas já estão agendados para acontecerem nos próximos meses de 2011:

10 de Abril – Projeto Escadaria, em Belo Horizonte (Mercado Especial)
20 a 22 de Maio – Festa de Santa Rita, em Santa Rita do Sapucaí.

Itajubá, 21 de Março de 2011.

Informações:

Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas – (35) 3622.4421
www.caminhosdosuldeminas.com.br